18 de março de 2009

Com o samba vivo a amizade renasce.

Noite de sexta-feira em Brasília. Dia 16 de Maio de 2008, 23:30. Dia de Barracão do Samba no Clube da Imprensa. Eu, Janita, Ju, Pri, Dri e Tati (nesta foto tá faltando a Cat- organizadora do evento!) - as meninas da psico, delirando e sambando à beça. Nunca gostei muito de cerveja. Então, ia pedir mesmo uma dose de cachaça. Estava na fila e vi uma loira e uma morena dançando com gosto. Se abraçavam, cantavam e quase caíam uma em cima da outra. Achei o máximo a empolgação das duas e ao ver mais de perto...

"- Manuuuuuu!!!"
"- Juuuuuuuuu!!!"
E correram para o abraço.
A morena era a Manu. Manu é amiga da Fernanda e a Fernanda morou comigo em Montréal em 2005. Depois que as aulas terminaram, eu e Fezita (como gosto de chamá-la), decidimos partir do Canadá pro lado de lá. Íamos realizar um sonho: conhecer a Europa. Então fomos de mochila: eu, a Fê, o irmão da Fê, a prima da Fê, a amiga da Fê (a morena Manu) e o namorado da Manu. A viagem foi em 2005 e nesses 3 anos elas não haviam se encontrado muitas vezes.

"- Nooossaaa, quanto tempo Manu, como vc tá?"
"- Tô bem Juuu! Depois de uma temporada em Londres e em Estocolmo, agora vou me mudar pra Sampa!" (Essa galera de REL é de dar inveja, né?! =)

Papo vai e papo vem, a loira que estava abraçando a Manu se aproxima e eu acho que conheço aquele rosto de algum lugar... Então a loira olha pra mim e diz:
"- Juuuuuuuuu!!! Lembra de miiiim? Nós estudamos juntas no Projeção! Sou a Aline, irmã da Talita!"
Um espiral de imagens surgiu ao redor da minha cabeça e, então, me recordei que entre os tempos de INDI e Sigma, passei 2 anos no Projeção, uma escola onde estudava a minha prima e a minha tia era professora de Educação Artística. Lá eu tinha uma companheira dentro e fora da escola, a Talita. Nós morávamos perto (403 e 405 norte - ô saudadeee!!!) e costumávamos brincar uma na casa da outra. Por algum motivo que desconheço (coisa de criança?), nos afastamos e, depois que mudei de colégio, nunca mais nos falamos.

"- Nossa, que saudade de vocês duas!!! Nunca mais encontrei a Talita. O que você me conta de novo dos últimos 10 anos?" - brinquei.
"- Vou passar uma temporada em Buenos Aires e a Talita vai fazer mestrado em Barcelona!"

A noite foi regada a Cartola, cantoria, cachaça, conversas e cachorro-quente, pra dar conta de chegar em casa. Aline e eu combinamos de nos encontrar no orkut (aliás, pra que mais serve isso?) e foi assim que eu, Aline e Talita voltamos a ficar em contato e começamos a trocar as novidades por meio do mundo virtual. Queríamos nos encontrar, mas a correria pra finalizar a arrumação antes da mudança que cada uma de nós estava enfrentando não ajudava. A surpresa mais comovente e especial da minha formatura foi a presença da Talita. Depois de 13 anos sem nos vermos, a Talita apareceu e eu nem acreditei.

Pessoas especiais pós-colação: Feguxa, Miguxa, Bruno, Talita e Taci.

Noite de sexta-feira em Barcelona, dia 06 de Março de 2009, 22:30. Estava em casa, organizando a papelada que consegui resolver ao longo do dia. Os meus amigos do master estavam dançando em El raval e duas colegas colombianas iam ficar em casa vendo filme e me chamaram. Os dois programas eram interessantes e eu ia decidir o que fazer até que... recebi uma mensagem da Talita.
"- Ju, estamos tomando vinho aqui perto da sua casa: Carrer Encarnación 38. Vem!!!"

O bom de morar em Gracia é que há sempre algo interessante pra fazer por perto e, por isso, todos os planos de sexta à noite podem mudar em questão de segundos. Foi o que aconteceu. Ju entrou no google maps e descobriu que o bar ficava logo ali. Lá foi ela encontrar com a Talita e sua amiga mexicana, Cris. Vinho de 1 € a taça, amiga de infância contando histórias sobre Barcelona e seus habitantes, bar italiano que esqueci o nome, eu arranhando meu portunhol e a Talita me corrigindo (porque eu peço sempre =), ambiente agradável, mexicana sorridente e grupo de jazz de excelentíssima qualidade: IVANOW jazz group. E a noite não terminou por aí: fomos dançar rock anos 90 no Alfa en viu. Foi minha primeira noite marcante em Barcelona. E que venham muitas mais, vale?

Ah o samba... ele nos levou ao jazz, ao rock, ao forró, ao restaurante japonês, a alguns cafés , à casa portuguesa, ao pueblo español, à fonte Montjuic com uma explosão de cores, movimentos, música, fotos inacreditáveis e troca de percepções, confidências e aprendizados de uma década.

Quando reencontrei a Talita em Brasília, não sabia que iria morar em Barcelona. Quando cheguei em Barcelona, não sabia que a minha rua ficava a 5 minutos da rua dela. E eu acho que você, Talitinha, não sabe que a sua companhia nos meus primeiros dias em Barcelona foi o melhor presente que eu poderia receber. Superou os sonhos das minhas últimas noites em Portugal, ultrapassou as expectativas que tinha sobre a cidade e confirmou o valor de uma amizade e a capacidade que temos de guardar dentro da nossa memória a emoção de fazer nosso primeiro ovo frito: aos 10 anos de idade! Esse, com certeza, foi estrelado! =)

Pode deixar, Tá, não vou esquecer: "Em Barcelona, um dia nunca é igual ao outro!"
E não tem sido mesmo...

Talita fotografa no Pueblo Español (ela é boa nisso! =)