26 de outubro de 2008

Voy vivir en España

No dia 21 de outubro, terça passada, recebi o resultado oficial: a minha Host University será a Universitat de Barcelona (http://www.ub.edu/), ou seja, passarei o período de mobilidade do mestrado na cidade de Barcelona, Espanha. O grupo "Home-Coimbra + Host-Barcelona" é composto por quatro pessoas: yo, Sabrina (brasileira), Ana Teresa (portuguesa) e Eduardo (português). Um dia escreverei mais sobre eles!

Depois de cerca de 10 meses sonhando em morar em Paris (porque submeti minha candidatura em dezembro do ano passado), confesso que levei um susto quando recebi a resposta. Na hora, o choque não foi tão grande porque o Eduardo e a Filipa vieram me contar a notícia com um sorriso no rosto: já que muitas pessoas imaginam, outras comprovam, e milhares divulgam: Barcelona é uma cidade fantástica. Espero poder dizer o mesmo. Na realidade, dentro deste resultado existe uma história looonga para responder às questões: por que não foi Paris? por que não foi Valência? por que caí em Barcelona? Mas, de verdade, estou sem paciência total pra contar essa história à vocês. Muitos foram aqueles que me disseram: "Tudo que acontece na nossa vida tem um sentido pra ser, tem um momento pra acontecer, nada é por acaso!" Eu confesso que apesar de concordar que muito do que acontece na nossa vida não está ao nosso alcance, sempre tentei fazer de tudo pra ser agente do meu caminho. Neste caso, eu inclusive averiguei a possibilidade de mudar esse resultado. E descobri que poderia mudar. Mas, desta vez, como também estava sem paciência para mais burocracia, mais papelada, mais espera, e como acredito que, em qualquer cidade que fosse, seria uma experiência rica, prefiri não mudar e investir as minhas energias em acreditar e viver em breve: serei uma nova mulher pós-Espanha! =)


Quanto tempo ficarei por lá? Minhas aulas começam no início de março. Pretendo ir em fevereiro para ter tempo de procurar um cantinho pra ficar. A princípio (= inicialmente) e em princípio (= teoricamente, isto é, segundo as regras do mestrado), o período de mobilidade é de um semestre. Assim, final de julho, início de agosto começam as minhas férias e eu já poderia deixar a cidade. Maaas, conheço algumas pessoas que solicitaram ficar 1 ano na Host e conseguiram. Isso depende do caminhar da dissertação, da relação com o Host Tutor (orientador de Barcelona), do local onde vou coletar os dados, da grana, enfim... só vou decidir isso quando estiver lá e sentir se vale a pena ou não pedir para aumentar o período de mobilidade.

Bom, mas eu não fiz este blog para escrever sobre o futuro certo. Muito menos sobre o incerto! Muitos posts sobre Barcelona virão. Minha vida é aqui e agora! É sentimentos, percepções, desejos e pensamentos sobre como me sinto hoje aqui em Coimbra. E neste exaaato momento encontro-me satisfeitíssima em termos físicos e psicológicos! =) Estou com a minha barriguinha cheeeeia de muqueca de peixe, de camarão, pirão, arroz branco, farinha!!! =P É que uma amiga da Cary, a Isa, que também é de Salvador mas mora em Setúbal veio passar o final de semana com a gente para curtir a Latada (festa tradicional aqui de Cuímbra que começou na quarta passada e só termina nesta quarta) e para cozinhar uma muqueca de peixe D-E-L-I-C-I-O-S-A!
Agora, queridos leitores, preciso ir. Vários textos enormes esperam po mim. Deixo vocês com a imagem da minha unha rosa (fui eu que pinteeei =) e da muqueeeca verde e amarela (tudo culpa do coentro e do dendê)! ô lê lê...