2 de maio de 2008

What touches you? Le travail humain.


what touches me. was mich berührt. ما يمس لي. 是什麼觸動我. lo que me toca. ce qui me touche. ό, τι αγγίζει εμένα. ciò che mi tocca. どのようなタッチメイン. o que me toca. что касается меня.

em inglês, em alemão, em árabe, em chinês, em espanhol, em francês, em grego, em italiano, em japonês, em português, em russo ou em qualquer outra língua, o verbo to touch, anfassen, للاتصا, 觸摸, tocar, toucher, αγγίζετε, toccare, に触れる, tocar, прикасаться apresenta uma série de acepções diferenciadas dentro da mesma língua e entre elas.

como mãe é mãe, vou exemplificar por meio da minha língua-mãe: a última flor do Lácio.

as lojas avisam: não é permitido tocar em qualquer mercadoria. há quem diga que é preciso ver pra crer e tocar pra sentir. e o telefone da casa da minha tia? toca sem parar! e a orquestra, quando toca, não te toca? tem gente que, quando fica chateado, não toca mais no assunto. quem trabalha na roça toca os bois, com chicote ou espora. aquele gesto do rapaz tocou a moça no fundo do coração. no brasil, quem quer levar algo adiante diz: vamos tocar aquele projeto?

querida família (porque os meus amigos são a família que eu escolhi),
é isso que eu vim fazer aqui: escrever o que me toca!
quero escrever sobre momentos, experiências, pensamentos, pessoas que me tocam ou me tocaram utilizando todas as conotações que esta palavra pode assumir.

se há algo que me toca, me interessa, me chama a atenção é o mundo do trabalho. por isso, inicio este blog no dia de hoje - dia de maio de 2008 - dia mundial do trabalho.

o dia mundial do trabalho foi criado em 1889, por um congresso socialista realizado em paris. (é por isso, e pelo meu interesse pela história e cultura francesas, que o título deste blog aparece em francês). a data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em chicago, o principal centro industrial dos estados unidos naquela época.

milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. naquele dia, manifestações, passeatas, discursos e piquetes movimentaram a cidade. mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

em memória dos mártires de chicago, das reivindicações operárias e por tudo que este dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, o 1º de maio trata-se de um dia de luto e de luta até os dias atuais. e os jornais de hoje corroboram essa informação.

em Interlagos, na Zona Sul de São Paulo; em Zacarta; em Berlim e em Hamburgo; em Havana; em Moscou; em Instambul; em Lahore e em Tessalônica, várias foram as manifestações.

e qual delas te tocou mais?

fonte auxiliar: ibge; folha de são paulo e dicionário houaiss