18 de março de 2009

Com o samba vivo a amizade renasce.

Noite de sexta-feira em Brasília. Dia 16 de Maio de 2008, 23:30. Dia de Barracão do Samba no Clube da Imprensa. Eu, Janita, Ju, Pri, Dri e Tati (nesta foto tá faltando a Cat- organizadora do evento!) - as meninas da psico, delirando e sambando à beça. Nunca gostei muito de cerveja. Então, ia pedir mesmo uma dose de cachaça. Estava na fila e vi uma loira e uma morena dançando com gosto. Se abraçavam, cantavam e quase caíam uma em cima da outra. Achei o máximo a empolgação das duas e ao ver mais de perto...

"- Manuuuuuu!!!"
"- Juuuuuuuuu!!!"
E correram para o abraço.
A morena era a Manu. Manu é amiga da Fernanda e a Fernanda morou comigo em Montréal em 2005. Depois que as aulas terminaram, eu e Fezita (como gosto de chamá-la), decidimos partir do Canadá pro lado de lá. Íamos realizar um sonho: conhecer a Europa. Então fomos de mochila: eu, a Fê, o irmão da Fê, a prima da Fê, a amiga da Fê (a morena Manu) e o namorado da Manu. A viagem foi em 2005 e nesses 3 anos elas não haviam se encontrado muitas vezes.

"- Nooossaaa, quanto tempo Manu, como vc tá?"
"- Tô bem Juuu! Depois de uma temporada em Londres e em Estocolmo, agora vou me mudar pra Sampa!" (Essa galera de REL é de dar inveja, né?! =)

Papo vai e papo vem, a loira que estava abraçando a Manu se aproxima e eu acho que conheço aquele rosto de algum lugar... Então a loira olha pra mim e diz:
"- Juuuuuuuuu!!! Lembra de miiiim? Nós estudamos juntas no Projeção! Sou a Aline, irmã da Talita!"
Um espiral de imagens surgiu ao redor da minha cabeça e, então, me recordei que entre os tempos de INDI e Sigma, passei 2 anos no Projeção, uma escola onde estudava a minha prima e a minha tia era professora de Educação Artística. Lá eu tinha uma companheira dentro e fora da escola, a Talita. Nós morávamos perto (403 e 405 norte - ô saudadeee!!!) e costumávamos brincar uma na casa da outra. Por algum motivo que desconheço (coisa de criança?), nos afastamos e, depois que mudei de colégio, nunca mais nos falamos.

"- Nossa, que saudade de vocês duas!!! Nunca mais encontrei a Talita. O que você me conta de novo dos últimos 10 anos?" - brinquei.
"- Vou passar uma temporada em Buenos Aires e a Talita vai fazer mestrado em Barcelona!"

A noite foi regada a Cartola, cantoria, cachaça, conversas e cachorro-quente, pra dar conta de chegar em casa. Aline e eu combinamos de nos encontrar no orkut (aliás, pra que mais serve isso?) e foi assim que eu, Aline e Talita voltamos a ficar em contato e começamos a trocar as novidades por meio do mundo virtual. Queríamos nos encontrar, mas a correria pra finalizar a arrumação antes da mudança que cada uma de nós estava enfrentando não ajudava. A surpresa mais comovente e especial da minha formatura foi a presença da Talita. Depois de 13 anos sem nos vermos, a Talita apareceu e eu nem acreditei.

Pessoas especiais pós-colação: Feguxa, Miguxa, Bruno, Talita e Taci.

Noite de sexta-feira em Barcelona, dia 06 de Março de 2009, 22:30. Estava em casa, organizando a papelada que consegui resolver ao longo do dia. Os meus amigos do master estavam dançando em El raval e duas colegas colombianas iam ficar em casa vendo filme e me chamaram. Os dois programas eram interessantes e eu ia decidir o que fazer até que... recebi uma mensagem da Talita.
"- Ju, estamos tomando vinho aqui perto da sua casa: Carrer Encarnación 38. Vem!!!"

O bom de morar em Gracia é que há sempre algo interessante pra fazer por perto e, por isso, todos os planos de sexta à noite podem mudar em questão de segundos. Foi o que aconteceu. Ju entrou no google maps e descobriu que o bar ficava logo ali. Lá foi ela encontrar com a Talita e sua amiga mexicana, Cris. Vinho de 1 € a taça, amiga de infância contando histórias sobre Barcelona e seus habitantes, bar italiano que esqueci o nome, eu arranhando meu portunhol e a Talita me corrigindo (porque eu peço sempre =), ambiente agradável, mexicana sorridente e grupo de jazz de excelentíssima qualidade: IVANOW jazz group. E a noite não terminou por aí: fomos dançar rock anos 90 no Alfa en viu. Foi minha primeira noite marcante em Barcelona. E que venham muitas mais, vale?

Ah o samba... ele nos levou ao jazz, ao rock, ao forró, ao restaurante japonês, a alguns cafés , à casa portuguesa, ao pueblo español, à fonte Montjuic com uma explosão de cores, movimentos, música, fotos inacreditáveis e troca de percepções, confidências e aprendizados de uma década.

Quando reencontrei a Talita em Brasília, não sabia que iria morar em Barcelona. Quando cheguei em Barcelona, não sabia que a minha rua ficava a 5 minutos da rua dela. E eu acho que você, Talitinha, não sabe que a sua companhia nos meus primeiros dias em Barcelona foi o melhor presente que eu poderia receber. Superou os sonhos das minhas últimas noites em Portugal, ultrapassou as expectativas que tinha sobre a cidade e confirmou o valor de uma amizade e a capacidade que temos de guardar dentro da nossa memória a emoção de fazer nosso primeiro ovo frito: aos 10 anos de idade! Esse, com certeza, foi estrelado! =)

Pode deixar, Tá, não vou esquecer: "Em Barcelona, um dia nunca é igual ao outro!"
E não tem sido mesmo...

Talita fotografa no Pueblo Español (ela é boa nisso! =)

4 comentários:

Unknown disse...

Ju, de fato Barcelona é uma cidade estonteante. Por sua beleza claro, mas pq ela nos surpeende a cada passo, a cada rua, a cada pessoa.
Estou super feliz em poder te ter por perto hehhehe. Com a experiência de morar longe de todos q te conhecem e perto de uma diversidade de cultura, só mesmo quem um dia fez parte da minha vida pode entender alguns dos sentimentos q explodem dentro de mim.
Lo siento, pero de verdad tu fuiste más importante para mi jejejje. Llegaste en un momento que ya necesitaba una mirada cariñosa! Gracias, chica!!! Y q venga más arte!!!!
Aliás, qdo será mesmo? E onde? hehhehe
Bjim

Aline disse...

"A vida é a arte dos encontros, embora haja tanto desencontro pela vida", já diria o poerta Vinícius. E como sao plenos os reecontros, eu acescentaria. Ju, feliz surpresa tive ao ler seu mail sobre este blog. Juro que me comovi. Só quem tem uma verdadeira amizade de infancia sabe o prazer do que redescobri-la. Feliz o dia que nos esbarramos naquele sambinha. Aproveitem juntas essa experiência em Barca. Y reemplaze mi papel de hermana a Talitinha, porfa. La extreño muchísimo! Besos desde la linda Baires!!!

Juliana Seidl disse...

Plenos são os reencontros quando não esperamos muito deles. Apesar de ter o contato da Talita quando cheguei aqui nem imaginava que iríamos nos sentir à vontade tão depressa uma com a outra. Rápida, mas harmoniosa e natural foi a nossa reaproximação. E pode ficar tranquila aí em Baires, Aline: carinho não falta! Talita será minha companheira de rock e de colo! ;)

ps.: Tá vendo? Morar num ovo de codorna pode trazer dor-de-cabeça mas tbm traz amiga-de-infância. =)

E na época que vim ao mundo, deixo aqui meu pedido final: "Não deixe o samba morrer".

Anônimo disse...

nossa, ju! :)
sem palavras pros seus posts... que delicia!

obrigada por compartilhar!