8 de junho de 2008

Só sei que não sei o que me vem pela frente.


Eu não sei como vai ser a despedida: será que vou entrar no aeroporto chorando feito criança ou será que estarei aparentemente tranqüila, levando as poesias de Fernando Pessoa pra ler no vôo Brasília-Lisboa? Não sei onde vou morar: se vai ser num apartamento novo de uma velha senhora ou numa casa velha cheia de gente nova. Eu não sei qual vai ser minha impressão da cidade: se vou achar tudo muito diferente do que já vi ou se vou me relembrar das cidades portuguesas que conheci. Eu não sei qual vai ser o nível do mestrado: se terei que passar horas a fio, madrugadas adentro na biblioteca ou se vai dar tempo de ir até nas discotecas. Não sei se vou querer ficar em contato constante com vocês: ou se vou preferir me distanciar para me proteger e ir a procura de novas amizades, de lugares onde me sinto acolhida pra pra poder, um dia, dizer se vejo a possibilidade de construir minha morada em outro lugar que não a Pátria amada. Não sei quando venho à minha cidade natal: se virei sempre nas férias de agosto ou se vou morrer de desgosto de não poder vê-los tanto quanto gostaria.

Como vai ser chegar em casa sem ouvir minha mãe escutando blues? Como vai ser almoçar nos finais-de-semana sem a companhia do meu pai? Vou morar com chilenas e italianos ou polacas e mexicanos? Será que vou aperfeiçoar o meu português e voltar falando: "estás a falar"? Será que vou poder ligar para as minhas amigas daqui quando precisar? Será que finalmente vou aprender a gostar de pastel de Belém? E será que vou me apaixonar por alguém?

Não sei quando volto! Se venho a passeio ou pra ficar... será que vou conseguir um emprego por lá? Só sei que a hora é agora. Que eu preciso ir. E que irei aberta a novas pessoas e possibilidades...

Só sei que meu coração está contente de não saber o que me vem pela frente.


“Vou imprimir novos rumos

Ao barco agitado que foi minha vida

Fiz minhas velas ao mar, disse adeus sem chorar (mentiiiiiira! =)

E estou de partida (...)

Quero viver diferente

Que a sorte da gente

É a gente que faz"

(Novos rumos - Paulinho da Viola)


Foto: Eu na Torre de Belém (Lisboa) - vendo a vida passar...

6 comentários:

Unknown disse...

Oi Jujubas!
Adorei o post - isso é que é ansiedade! Passei um pouco por isso também, mas quando você chega e vê que tudo vai se encaixando, baixa um pouco o stress...

Sobre o mestrado, vai ser díficil, como todo mestrado deve ser, e vc vai ficar mesmo muito tempo estudando. Mas por outro lado, você nao vai (felizmente) ter dificuldades extras com a língua, pelo menos enquanto estiver em Portugal.

Eu ando com muita saudade de Brasilia e de todos que deixei por aí, mas ao mesmo tempo, quando vejo quanta coisa diferente tem fora daí, nao me dá vontade de voltar... Imagina: show da Madonna em outubro!

E além do mais, tem e-mail, skype, msn e telefone pra matar saudades!

Te desejo toda sorte do mundo no Velho Continente e tenho certeza de que você encontrar as respostas prum monte de perguntas que te tiram o sono!

Um beijao!

Eduardo Chaves disse...

Frio na barriga. É bom saber que nem sempre estaremos na zona de conforto que sempre tentamos construir, né? As referências, os abraços de aconchego e os telefonemas de madrugada. O que será que há além disso? Bom é saber que podemos ir deixando uma cordinha amarrada ao pé da cama, caso seja preciso voltar correndo para casa!!

Sobre ser feliz, tem uma música que diz: "the same horizon, but in different lands..."! Sua foto me lembrou desse trecho...

Bons tempos para ti em terras lusitanas e espero não me acostumar com sua ausência, pois nem aproveitei direito sua presença ainda... ;)

Um beijo e boa semana. =****

Juliana Seidl disse...

Neste post, eu não disse o "não sei" que mais me amedrontou e que me fez refletir muito sobre o ir ou não ir. Será que é essa a área da psicologia que eu quero me especilizar e ser (re)conhecida? É a psicologia organizacional e do trabalho?

E a resposta: Não sei.

Não, não se assuste! Eu é que fiquei assustada quando me disseram que a gente raramente tem certeza das escolhas que faz e, hoje, eu estou segura de que vou insegura, mas vou feliz. E com vários outros sonhos no coração...

Afinal de contas, se a gente muda o tempo todo porque não mudar de quadra, de cidade, de profissão, de amor?

Rodrigo e Fezita: obrigada pela força esse final-de-semana. Haja lágrima para uma mulher só.

Lucas disse...

Linda,

Não se preocupe com o que vem pela frente. Olhe para trás e veja quantas pessoas você cativou e emocionou. Olhe para trás e veja o quanto você amadureceu e se tornou mulher. Olhe para trás e perceba quantos desafios foram vencidos. Olhe para trás e, como quem não quer nada, ria das coisas que deram errado. Olhe para trás e veja a cara de felicidade daqueles que te gostam por ver você bem. Enfim, olhe para trás e veja que as coisas que um dia pareceram incertas hoje são certezas que você tira de letra. Por tudo isso, não tenha medo do que vem pela frente, pois, com certeza, o que vier será uma bela consequência de tudo o que você fez e é até hoje. É por isso que Paulinho disse: "... a sorte da gente é a gente que faz."

Gde beijo,
Rodrigo

(qdo vc me ligou estava na penúltima linha deste post, espero que não pense que escrevi por obrigação)

Juliana Magalhães disse...

Priminhaaaaa!!!
Já te falei que vc é meio poeta né...Nossa, usa mto bem as palavras, fico até emocionada hehe
Mas, então, eu sei que deve ser difícil controlar a ansiedade, deve estar tudo meio louco na sua cabeça! Mas, de verdade, eu não me preocupo com vc!! Sério!!! Sabe porque?!
Porque vc nasceu pra voar, lembra?! Não consegueria se limitar, não é da sua natureza...vc aproveita as oportunidades que aparecem na vida e bola pra frente!
Acaba tudo dando certo pra quem é assim...independente e amável...as portas sempre acabam se abrindo!
Além do que, te sobra inteligência e articulação...vc vai dar um banho nos europeus hehe
Não se sinta insegura!! Estarei sempre aqui, longe ou perto, pra te lembrar dos laços que deixou no Brasil e que estarão aqui qdo vc voltar!!

Te amoooo muitoooo!!!

Bjusss primoooooca!

Carine disse...

Ju, demorei, mas apareci! Essas dúvidas e incertezas vão nos acompanhar, mas são elas que vão também nos motivar as buscar o que realmente queremos. Compartilho com você dessas angústias, desse "não saber", dessa expectativa e desse desejo de viver! Sei que vamos compartilhar, ainda, muitos momentos e, quando estivermos lá, teremos certeza de que nossas dúvidas, assim como nós, já não serão mais as mesmas. bjs