22 de junho de 2010

Sou mestre. E agora?

No dia 21 de Junho de 2010, na sala dos Claustros da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, às 17:30h em Portugal (13:30h em Brasília), o presidente da mesa anunciou que fui aprovada como Mestre pela Universidade de Coimbra e de Barcelona. A dissertação foi avaliada como Excelente pelas arguentes e recebeu como nota a letra "A".

Sou mestre. E agora? Agora eu só quero agradecer. O sentimento de alegria se mistura com a gratidão e as lágrimas da menina-mulher-mestre alcançam o sorriso bobo de quem não consegue acreditar que aquele sonho tão esperado foi alcançado. Apesar de nós, alunos deste programa, sermos obrigados a escrever a dissertação em inglês, os agradecimentos têm formato livre. E só por meio do Português (do Brasil!) que eu me sinto totalmente à vontade, livre pra ser eu.

Agradecimentos

“Every exit is an entrance to somewhere else”

Tom Stoppard

O fim de uma carreira simboliza o início de uma nova etapa na vida daqueles que se aposentam. A conclusão desta dissertação de mestrado representa a minha entrada na vida acadêmica e profissional. Interessada pela vivência e estudo dos ciclos que todos nós enfrentamos ao longo da vida, finalizo este trabalho muito grata a todos aqueles que foram essenciais para a construção de uma investigação preliminar a respeito de um tema socialmente importante, complexo e que me despertou enorme interesse.

À Dra. Margarida Pedroso Lima, por ter aceito o desafio de orientar uma dissertação de uma aluna desconhecida sobre um tema que eu desconhecia. Começamos do zero e aprendemos muito juntas. Agradeço pelas lições sobre metodologia de pesquisa, qualidade de vida no trabalho e cuidado aos idosos. Mas especialmente, agradeço-te, Margarida, por ter me ensinado a me cobrar menos, me valorizar mais e a acreditar no meu trabalho.

À Dra. Concha Menéndez Montañes, pela orientação e suporte durante o período da mobilidade em Barcelona. Sou muito grata pelos ensinamentos sobre envelhecimento bem-sucedido, revisão sistemática da literatura e intervenção em psicologia do trabalho. A mensagem final desta dissertação é um belo poema que você me apresentou.

Aos Professores da Universidade de Coimbra e da Universidade de Barcelona, pelo acolhimento e pelos memoráveis momentos de aprendizado em sala e fora dela.

À Dra. Alice Oliveira, uma profissional eficiente e alegre, uma peça-chave para que tudo que acontece no Núcleo de Estudo e Formação em Gestão (NEFOG) dê certo.

Ao professor da Universidade Católica do Porto, Dr. António Fonseca, que disponibilizou o Inventário de Satisfação com a Reforma validado para a cultura portuguesa e que foi extremamente solícito durante todos os momentos que o procurei.

A toda equipa do Departamento de Recursos Humanos da Empresa onde os dados foram coletados, em especial ao seu Diretor, que abriu as portas para que eu pudesse realizar o estudo e se empenhou para que os procedimentos fossem realizados da melhor forma.

Aos Professores da Universidade de Brasília que mais contribuíram para que eu trilhasse meu caminho em direção ao sonho de um dia ser professora: Doutor Jairo Eduardo Borges-Andrade, Doutora Kátia Puente-Palacios e Doutor Mário César Ferreira. Pela forma como ensinam, participam como docentes Universitários e incentivam o crescimento dos seus alunos, eles se tornaram meus reais exemplos do que significa ser um bom Mestre.

Novamente à Doutora Kátia Elizabeth Puente-Palacios especialmente pelo auxílio com a análise dos dados deste estudo. Ela me mostrou que a estatística pode ser divertida, mas que é natural errar muitas vezes para passar a vê-la desta forma. Kátia, obrigada também pelo acolhimento em Valência e pelo constante apoio virtual, sempre tão real.

Às pesquisadoras sobre aposentadoria e planejamento de carreira, Dra. Nuria Tordera da Universidade de Valência e Dra. Lucia França da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), professoras que encontrei durante a busca de artigos para a construção da revisão da literatura desta dissertação e que gentilmente enviaram publicações e se mostraram interessadas pela minha pesquisa.

À Dra. Teresa Sousa Machado e à Dra. Isabel Albuquerque, por aceitarem o convite como arguentes deste trabalho e contribuirem para a sua melhoria.

Àqueles que cruzaram meu caminho ao longo desses dois anos e se tornaram mais próximos. Pessoas com quem pude compartilhar momentos inesquecíveis em Coimbra, Leiria e Barcelona: Tânia Fachada, Filipa Rodrigues, Francisco Páez, Leonardo Santos, Eduardo Vital, Pedro Monteiro, Ana Teresa Fernandes, Ana Catarina Sá, Torgeir Halland, Natália Zuluaga, Liça Gilbert, Diana Moreno, Juliana Pantoja, Germana Queiroz, Yulimar Salazar, Cristina González, Laura Núñez, Sara Campo, José Martínez, Rosane Kist, Hilda Costa, Ekta Menghrajani, Sarvesh Dosooye e Sérgio Maria.

Ao fantástico quarteto de mulheres, Carine França, Sabrina Romero, Talita Pires e Juliana Duque. Mais que amigas, elas foram minha família durante estes dois anos. As conversas mais gostosas, os medos mais incômodos, as risadas mais altas, as quedas mais duras eu vivi e compartilhei com elas. Em Portugal ou na Espanha, no Brasil ou na Colômbia, sei que estaremos em contato. Esta é uma das poucas certezas que eu levo comigo agora.

Às minhas amigas e amigos de ontem e de hoje, pessoas que amo muito e que acompanharam vários ciclos da minha vida, inclusive este, mesmo à distância: Juliana Magalhães, Ester Carvalho, Érika Flenik, Rafaela Seidl, Luna Seidl, Hyrla Oliveira, Ana Luiza Alvim, Fernanda Carvalho, Taciana Meirelles, Fernanda Prazeres, Larissa Tomasi, Vanessa Brixi, Lílian Bertoldi, Rafaella Andrade, Fernanda Vieira, Rafael Dutra, Jana Koosah, Júlia Lagos, Nathália Oliveira, Ângela Ferreira, Rosemary Wargas, Liana Medeiros, Rosane Violin, Natasha Duarte, Maria Fernanda Briceño, Rodrigo Ferreira e todos do querido Grupo Cultura. Pra onde quer eu vá, levo vocês…

Ao meu solidário amigo Axell Nascimento que me ajudou com a busca de artigos científicos para a construção deste trabalho. Amigo, obrigada pelo suporte informacional e emocional, já que você também acompanhou meus altos e baixos muitas vezes nestes dois anos.

Aos meus avôs e avós (in memoriam), tios e tias, primos e primas das famílias Fleury Seidl e Fernandes de Oliveira que apóiam as minhas decisões, vibram com as minhas vitórias e me encorajam a seguir em frente. Não vejo a hora de encontrá-los, abraçá-los e comemorarmos juntos mais esta alegria.

Ao meu guerreiro e carinhoso pai, Arlindo Fernandes de Oliveira, com quem aprendi a ser ativa como filha, aluna, mulher, cidadã. A lutar por um mundo mais justo por meio das mais pequenas ações e a disfrutar os sabores da vida com muita vontade e humildade também. Pai, como sempre, sua generosidade e amor permitiram que eu alcançasse mais esse sonho.

À minha mãe, amiga e professora, Eliane Maria Fleury Seidl, que me despertou o amor pela psicologia, pelo ensino e pela pesquisa. Ela me encoraja a aprender sem ter medo de errar, a amar sem ter medo de sofrer. Momis, sua independência, otimismo e energia me impulsionam a me dedicar a tudo o que eu faço e a valorizar o lado positivo de cada experiência vivida.


Com todo meu amor,

pai, mãe, este trabalho é dedicado a vocês.

E a todos, um sincero muito obrigada!

9 comentários:

Unknown disse...

Juuuuu, que agradecimento lindo! Acho que qdo fazemos parte do sonho de outra pessoa e lemos essas palavras, talvez tão comuns pra alguns, ficamos assim: emocionados e de olhos marejados. De fato seu blog está corretissimo em relação ao título dos comentários: "sonhos partilhados"... Te adoro e mais uma vez, parabéns!!!

Laly disse...

Que orgulho da minha amiga mestre! Ju, obrigada por me permitir participar da sua caminhada e dos seus sonhos. Fico feliz em tê-la na minha vida, querida!!!!
PARABÉNS!!!!!
Um beijo e (claro) saudade!

Anônimo disse...

Querida Ju, gostei muito de ler, muitos Parabéns! Como dizem em português do Brasil, "acabou por dando tudo certo", eu acrescento: mais que certo :) A sério muitos parabéns... desde que me comecei à aperceber que isto está mesmo na recta final, desde que fui à cerimónia da bênção das pastas e que fiquei ainda mais consciente disso, tem sido uma contradição de emoções... felicidade...tristeza... saudade... tudo junto. Feliz por terminarmos o mestrado (pois já não aguento mais lol... quero fazer a minha vida) mas com um sentimento tão esquisito... Já não vou poder estar convosco sempre que quero :(... não vamos continuar a caminhar juntos no mesmo trilho... mas vou guardar estas memórias para a vida. E obrigada por fazeres parte da minha "família erasmus mundus". Um grande xi-coração.
Filipa Rodrigues

Angela Ferreira disse...

Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaa,
Só você para nos fazer acreditar que sonhar vale a pena para ser feliz viu! E melhor, que para nossos sonhos se tornarem realidade basta apenas NÓS acreditarmos!!! Só você para me fazer chorar mesmo! Curta imensamenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee esta vitória!!! Ela é sua e muito, muito, muito, muito merecida!
Te amo demais amiga!!!! Obrigada pelos agradecimentos: sem amigos como você nada na nossa breve vida faz sentido!!!! Quando você chegar, vamos bebemorar muitão viu! E sambar tb !!! Beijokas imensas querida :)

Juliana Magalhães disse...

Primaaaa lindaaaa parabénssss!!!
Vc merece essa vitória!! Vc é um exemplo de dedicação, esforço e grandeza! Sabe aprender com quem tem o que ensinar e ensina o que aprendeu!
Sua família é só orgulho de vc, priminha!!! Estou ansiosa para te evr!! vem logoooo!!!
te amooooooo!!!!
saudadesss afff
bjusssss

Unknown disse...

Juuuuuuu, acho q esse agradecimento é recíproco... no fundo, no fundo, todas estávamos ali aprendendo e compartilhando os mais diversos sentimentos, principalmente a vivência no exterior. Foi incrível o q vivemos. Vc, como toda essa garra de querer ser feliz e de viver intensamente, passa muita energia boa p/ quem está a seu lado! De verdade, te desejo o mais brilhante futuro na área profissional. Mas principalmente, desejo q vc continue nos contagiando com essa alegria de viver, com essa capacidade de refletir sobre o seu entorno!
Te espero ansiosa no Brasil, caso já se tenha decidido por isso heeh!
Ah, e obrigada pelos agradecimentos no seu trabalho heehhe... fiquei emocionada! É muito bom saber q podemos fazer parte da experiência de uma pessoa como vc!
Te quiero mucho!
Bjim,
Talita

Aline Mamede disse...

Que agradecimento lindo! =)
Parabéns por mais essa conquista! Mesmo só acompanhando de longe e pelo blog, tenho certeza que você é mais que merecedora de um "A" no mestrado! Sua experiência é bastante inspiradora! Agora é continuar correndo e compartilhando seus sonhos! Porque uma pessoa só envelhece e morre quando para de sonhar!
Beijos!

Unknown disse...

Querida filha,

Mais uma vez parabenizo vc pela competência, garra, força, persistência, sensibilidade...Agradeço, aqui, nesse espaço público as palavras carinhosas dedicadas a mim em sua dissertação de mestrado.
Vc sonhou e foi! E foi uma experiência linda, riquíssima. Saber que estava sendo bom para vc aliviava a saudade!
Não vejo a hora de dar um abraço e um beijo em minha filha mestra!!
Momis

Juliana Seidl disse...

Um dentre os infinitos aprendizados que levo comigo nestes dois anos está a capacidade de ser independente, saber me virar e, ao mesmo tempo, reconhecer a necessidade de pedir ajuda. Se a orientadora não tem tempo, se o contexto de crise não colabora, se não há certeza dos cálculos feitos, se há o desejo de encontrar referências mais atuais e nem sempre as bases de dados européias os encontram, reclamar não adianta não... fiz o possível para resolver os problemas sozinha, mas não evitei em pedir ajuda àqueles que têm mais experiência que eu para sentir-me tranquila de que estava no caminho certo... O resultado? Uma rede de contatos que me abriu portas para novos caminhos profissionais e amizades para vários ciclos da vida! ;)