30 de junho de 2009

Valencia con cariño

Fundada por los romanos a orillas del Turia, Valencia exige una visita a fondo. Esta cuidad puramente mediterránea es hospitalaria, abierta, vitalista y dinámica. Conserva un importantísimo patrimonio histórico-artístico y posee igualmente un amplio calendario de fiestas. Pero Valencia apuesta firmemente por su futuro, como lo demuestra la pujanza de su puerto, la modernización de su urbanismo y la vanguardista ciudad de las Artes y las Ciencias.
Situada al sudeste de Valencia, la ciudad de las Artes y las Ciencias es un espacio abierto a la cultura, el ocio y la divulgación científica. De diseño ultramoderno, rozando a futurista, el gran parque que ha situado a la capital levantina en el centro de todas las vanguardias arquitectónicas estás compuesto por cuatro edificios: el Museo de las Ciencias Principe Felipe, L'Hemisféric, el Palau de les Arts, el Palau de les Arts y L'Oceonagrafic y L'Umbracle (vide España de punta a punta - guia que eu peguei emprestado na biblioteca de Gracia).

Desde que eu li no site do Erasmus que a Universidade de Valência era uma das Universidades conveniadas, fiquei a me perguntar: mas o quê que essa cidade tem? Como muitos sonham morar em Paris ou Barcelona, imagino que muita gente não solicitou Valência como uma das cidades pra morar simplesmente porque não sabe responder a essa pergunta. E apesar da minha visita ter sido apenas de sexta a domingo, com muitas análises estatísticas no meio, eu não vi quase nada da cidade, mas do que eu pude reparar, fiquei encantada. A cidade não tem muita gente. E notar isso representa um aspecto muito positivo pra mim hoje. Iniciando meu quarto mês em Barcelona, posso afirmar que morar em uma cidade que ferve de gente é ótimo! Mas cansa. Ademais, Valência tem a parte antiga da cidade preservada e uma parte moderna repleta de azul e verde, crianças brincando e famílias praticando esportes. As obras do arquiteto Santiago Calatrava são de cair o queixo (vide foto ali em cima). Museu, oceanário e cinema em 3D para crianças e adultos são algumas das atrações que elas acolhem. Além do que, Valência é muuuuito mais barata que Barcelona. Olha, em poucas palavras: eu me vi morando nessa cidade.

Como diz o meu amigo ensolarado, a sorte acontece quando a oportunidade se une ao preparo Dessa vez, minha sorte de conhecer Valência se uniu a oportunidade que a minha professora e amiga, Kátia Puente-Palacios, me fez (me enviou um e-mail qndo leu meu post "Luto" e me fez o convite para que eu a visitasse, não é um amor de pessoa? =) ao despreparo com as análises estatísticas da minha dissertação de mestrado. Não que elas sejam difíceis, mas eu realmente precisava de mais segurança pra terminar essas benditas. Além do que, um colo sempre cai bem vai... ;)

Kátia, foi tão bom rever você! Conversar, me abrir, chorar, sorrir. Foi ótimo reaprender algumas coisas - porque com exceção prato de camarão e salmão, as demais você já me tinha me ensinado. E foi especialmente maravilhoso conhecer outra Kátia, além da excelente professora que explica estatística brincando: uma mulher prática e ao mesmo tempo cuidadosa, com a casa, com o marido, comigo! É em mulheres como você que eu me inspiro para alcançar meus sonhos.

Kátia e eu: atualizamos as novas enquanto admirávamos as obras do Calatrava! =)

3 comentários:

Nathália disse...

que legal, ju! :) sempre bom conhecer lugares novos, ainda mais com pessoas queridas...

beijo!

Van disse...

que sorte hiem juzinha!
cheirinho de brasília em valência com um help nas análises estatísticas?
muita sorte
muito lugar certo e hora certa!

Juliana Seidl disse...

Recadinho da Kátia:

"Olhe, é muito bonito ler o que você escreve sobre mim. Me fez chorar, mas foi um pranto bom, gostoso (quase como o prato de salmão com camarão).
Espero que tudo dê certo com você e tenho certeza que vai dar, mas se parece que está indo meio ruimzinho, me conte que por aqui tem um colinho bom para você. Mas também me conte quando tudo está indo bem."